22 de junho de 2009

Trabalhos de Campo com Isoptera


Nesse meu primeiro post, vou falar um pouco sobre um grupo com o qual eu trabalhei durante quase toda minha graduação: Isoptera (os cupins). Na verdade, gostaria mesmo de falar sobre a minha experiência de campo na Caatinga e na Mata Atlântica da Paraíba, pois sobre o grupo em si qualquer pessoa pode conhecer mais diante da literatura.
Quando decidi fazer biologia, não queria trabalhar trancafiado em um laboratório. Queria conhecer a vegetação do meu estado, do meu país... Então, quando fui convidado para trabalhar com os cupins, não pensei duas vezes. Era a minha oportunidade de fazer um trabalho de campo, numa região de Caatinga, na cidade de São João do Cariri - Paraíba.
Inicialmente, fui para as coletas apenas para ajudar. Na verdade, fui para aprender.
Logo depois, fiquei encarregado de estudar a "revoada" do cupim com o qual se desenvolvia o trabalho. Para isso, foi instalada uma armadinha luminosa (que verificaria o turno da revoada) e alguns ninhos foram "enrolados" com uma tela fina que aprisionaria os alados (cupins que saem na revoada para colonizar novos ambientes). Dessa forma, veriamos o turno e a época de revoada da espécie trabalada, dados até então indisponíveis na literatura.
Logo depois, consegui uma bolsa de iniciação científica para realizar um trabalho de análise de nutrientes em ninhos de cupim, em comparação com o solo. Esse trabalho me fez conhecer o campus de Areia (cidade do interior da PB) da Universidade Estadual da Paraíba, onde foram feitas as análises quimicas das amostras. Foram realizadas coletas nas duas estações e os resultados mostraram como realmente os ninhos de cupins possuem grande quantidade de matéria orgânica e de nutrientes, que acabam por ser disponibilizados para o solo.
Além desses dois trabalhos, participei de vários outros realizados na mesma área. A grande maioria deles, ainda não foi publicado. Porém, posso garantir que muito mais importante do que a publicação desses dados, foi a oportunidade de conhecer um pouco da Caatinga, tão discriminada e tão rica!
Além desses trabalhos na Caatinga, realizei minha monografia em uma área de Mata Atlântica na cidade de João Pessoa - PB. A Mata Atlântica é impressionante!!! Nesse trabalho, passei pouco tempo em campo e muito em laboratório, onde foram feitas análises morfológicas e morfométricas de cupim. A experiência em laboratório também foi boa, principalmente pela excelente condição de trabalho.
Assim, dedico esse texto aos mais novos alunos de biologia, para que não deixem passar oportunidades em suas vidas.

Um comentário: